Como será a eleição para presidente do Senado

Posse dos 27 senadores, eleitos em outubro, e eleição do presidente do Senado será nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, às 15 horas

O Senado vai empossar nesta quarta-feira (1.º de fevereiro), a partir das 15 horas, os 27 senadores eleitos em outubro. E, logo na sequência, elege seu novo presidente – que vai comandar a Casa até fevereiro de 2025.

Até o momento, há três candidatos: o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), candidato à reeleição com o apoio da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o senador eleito Rogério Marinho (PL-RN), do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), candidato autodeclarado independente. Em tese, é possível que haja outros concorrentes que se inscrevam no dia da eleição.

Rodrigo Pacheco era tido como favorito até pouco tempo atrás. Mas Marinho obteve o apoio dos principais partidos que constituíam a base de Bolsonaro – PL, Republicanos e PP – e conta com dissidentes nas legendas que haviam se comprometido a votar em Pacheco. Hoje, a avaliação é de que o cenário entre eles está equilibrado. Girão corre por fora, com remotas chances de vitória.

O vencedor da eleição será aquele que tiver maioria absoluta dos votos (pelo menos 41 dos 81 senadores) numa votação secreta. Se ninguém obtiver maioria no primeiro turno, haverá uma segunda rodada de votação com os dois mais bem votados. A sessão para eleger o novo presidente do Senado começa quando o plenário tiver um quórum mínimo de 41 senadores.

Fonte Gazeta do Povo